domingo, 27 de agosto de 2017

A história toda...

Em janeiro de 2013 tive meu primeiro sintoma: uma tontura autolimitada que durou uma semana; não dei importância. Em setembro do mesmo ano, as coisas se complicaram, a tontura veio acompanhada de ataxia (uma dificuldade de controlar o lado esquerdo do meu corpo) e dessa vez não passou; procurei ajuda médica, e depois de tantos rodeios eu recebi meu primeiro diagnóstico: epilepsia. Um diagnóstico errôneo e que me tirou da rota por um ano. Fiquei um ano tratando uma doença que não tinha, mas encarei, tive depressão, acordava todos os dias pensando em como eu faria pra não continuar vivendo a partir daquele dia; mas era o remédio, a minha vontade de viver era tão gigante que aquilo nunca me tomou por inteiro.
Um ano depois os sintomas voltaram. A tontura voltou a ser minha companheira, juntamente com a ataxia e um plus: visão dupla. Voltamos ao neurologista que aumentou as doses dos remédios, repetimos exames e eis que aparece na ressonância uma lesão desmielinizante. Na época o médico me disse: isso é normal; mas eu sabia que não era e fui procurar uma ajuda profissional que não me deixasse mais a ver navios. Eu precisava melhorar.
Fui pra SP, e nesses momentos sempre me pergunto o que eu faria se não tivesse esse caminho, como estaria hoje. Esse um ponto que vou discutir em outro momento, mas que muito me aflige: o descaso com a saúde do nosso país. A falta de amor e atenção de tantos e tantos profissionais de saúde que precisamos entregar nossas vidas, todos os dias.
Em SP encontrei minha neuro, e depois de virar praticamente um experimento científico, eu ainda não tinha diagnóstico. As suspeitas eram DEVIC e esclerose múltipla. Doenças autoimunes onde meus anticorpos destroem a bainha de mielina dos meus neurônios. Para os leigos: nosso neurônios possuem uma 'capa' protetora; um isolante térmico que os protege durante o processo do impulso nervoso. No meu caso, os meus anticorpos atacam a bainha de mielina, prejudicando o impulso e me fazendo entrar em 'curto' circuito. Consegui tratar com uma dose de corticóides, a lesão sumiu e eu fiquei livre desse mal por 2 anos. A evolução foi boa, tive uma vida normal e fiz acompanhamento, tudo caminhava para que fosse um evento único e eu não tivesse de fato a doença.
No dia 06 de julho desse ano, eu senti tonturas, uma semana depois todos meus sintomas voltaram, só sei descrever em uma palavra tudo que senti: PÂNICO. Liguei pra médica em SP e ela disse, vamos começar corticóides, você está tendo um surto. Para os leigos de novo: todos os episódios de inflamação aguda nas doenças autoimunes se dá o nome de surto, e eles são tratados com altas doses de corticóides. Bom, o corticóide oral não adiantou e eu enfrentei o meu segundo problema (o primeiro era não conseguir controlar meu próprio corpo), a pulsoterapia. A pulsoterapia é administração dos corticóides via endovenosa, em doses elevadíssimas, e eu não preciso nem dizer o tanto de efeitos colaterais que o processo tem: insônia, inchaço, cansaço, fome, mudanças de humor, inchaço, inchaço, inchaço. Friso esse detalhe pois sou muito vaidosa, e ganhei 7kg.
A pulso não me fez melhorar, e eu tive que voltar a SP; a ressonância mostrou que eu ganhei uma nova lesão, ainda maior que as outras. E por ser numa região muito ímpar do meu cérebro, essa lesão me afeta tanto: confusão mental, tontura, dificuldades em controlar o lado esquerdo do meu corpo e dificuldades na fala.
Ontem eu terminei minha segunda sessão de pulso. Diagnóstico? Ainda não tenho, apenas o geral: doença autoimune desmielinizante. Sintomas: os mesmos ainda, talvez com 20 a 30% de melhora. São exatos 52 dias de uma vida que eu não sei descrever. Segundo os médicos posso levar meses pra voltar ao normal.
O intuito desse blog é dizer que além dessa doença (que ainda não me fez querer deixar de desistir dos meus sonhos) eu descobri que o mundo é muito cruel; as pessoas são cruéis. Além de contar o que acontece comigo, nesse momento, eu queria hoje falar sobre como as pessoas são insensíveis e egoístas. Nesses 52 dias eu descobri amor onde eu não sabia que tinha: eu ganhei suporte familiar, palavras de apoio, reafirmei amizades sensacionais; mas descobri pessoas más, muito más. Tem uma frase que fala sobre depressão que se aplica ao meu momento: se você não vê, não significa que eu não sinto. Gostaria de falar da minha luta diária pra fazer as atividades mais simples: pentear meus cabelos, dirigir meu carro, trabalhar, ver tv. Quando as pessoas não te vêem com feridas, de cama, rastejando, elas presumem que você está sempre ótimo, elas não tem compaixão, e te julgam, julgam como se fosse a única tarefa da vida delas. Meu conselho? não atrapalhe se não puder ajudar.
Esse momento me fez descobrir uma força que não sabia que eu tinha: eu acordo quase todos os dias com vontade de mostrar pra minha atual condição que eu sou mais forte que ela. É uma tarefa árdua, mesmo que não seja visível. Eu não tenho vontade de entregar meus pontos e ficar deitada na cama pra que as pessoas sintam pena de mim, mas eu continuo sentindo tudo.
A lição do dia é: não sejamos julgadores. Vamos tentar acrescentar à vida das pessoas, e caso não possível, não vamos julgar. Ouvi diversas vezes: você tá até passeando, tá ótima já né? Nossa, o que houve com seu rosto, tá enorme! Não façam isso pessoas, de verdade. Encarar a doença já é um desafio a se viver, todos os dias.
Esse blog é uma tentativa de ajudar a mim e a quem mais precisar. Esses 50 dias me renderam coisas ruins, mas tem nascido dentro de mim o ser humano mais maravilhoso que eu jamais pensei que pudesse haver. Dedico essas palavras às minhas TURUS, grandes incentivadoras do meu momento blogueira, e que tem sido alicerces da minha luta diária. Quero agradecer a Deus principalmente, que tem me dado forças que eu não sabia que tinha, e uma família que eu só descobri tão maravilhosa num momento de dor.
Até a próxima...

51 comentários:

  1. Oi amiga! Não sei o que te dizer, só te parabenizar por ter coragem de conpartilhar algo tão pessoal e acho que incentivar outras pessoas a encararem seus problemas com mais força e otimismo. No pouco tempo que convivemos pude perceber como é determinada e sei que essa doença não vai matar isso em você. E bem-vinda ao mundo das blogueiras! ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, quanto tempo! O intuito do blog é justamente ajudar outras pessoas, em todos os sentidos. Espero que dê certo! Obrigada pelo carinho :*

      Excluir
  2. Muito lindo, parabéns por seguir em frente e tentar superar os desafios que a vida te dá. A depressão é um estado que atrapalha na recuperação de muitas doenças, deixando o paciente deprimido e deprecivo de forma a não conduzir a melhora clinica, mesmo que pequena, e a não vontade de continuar e lutar contra as enfermidades, por mais difíceis que sejam. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Melquior, com certeza a depressão é uma ladeira abaixo nesse momento. Obrigada pela força e carinho. Beijos

      Excluir
  3. Prima querida,não sabia...conte sempre com nosso carinhoso compreensão!😘😘

    ResponderExcluir
  4. Oi Mariana, palavras fortes e verdadeiras, infelizmente o mundo e as pessoas são cruéis sim, (algumas). Parabenizo você por expor esses 52 dias de luta, não desista, você é guerreira e Deus não abandona os filhos dele. As coisas acontecem nas nossas vidas por um único motivo, e com isso descobrimos uma força centrípeda nunca tocada. Parabéns Mariana, Deus está contigo...��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, apesar de tudo, eu também descobri pessoas maravilhosas, principalmente nessa últimas horas. Estou muito agradecida pelo carinho que tenho recebido. Obrigada pelo apoio! beijos

      Excluir
  5. Apesar de tudo que está passando é muito legal da sua parte compartilhar com as pessoas,tem pessoas que por muito menos acabam se entregando, espero que tudo se resolva o mais rápido possível e sei que vc vai ser inspiração para outras pessoas não desistirem de lutar independente do tamanho que seja o problema de cada um,só não devemos desistir tão fácil, sei que logo logo vc estará recuperada de tudo isão e vai apenas mais um obstáculo que vc superou,pessoas a Deus que tudo isso se resolva logo estou aqui para o que precisa bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anderson, obrigada pelo apoio e carinho. Espero de coração poder ajudar todas as pessoas que eu puder, essa é a intenção do blog. Beijos

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Só sei que eu te amo...e vou estar sempre com vc... sua força é a minha força... nossa força.. .

    ResponderExcluir
  8. Oi, parabéns pelo relato. Tbm tenho o mesmo diagnóstico. 3 lesões desmienelizantes com um plus de um cavernoma no lado direito. Não tive surtos, mas tenho uma leve ataxia, Tbm do lado esquerdo. Passei 3 anos com um tratamento errado e um médico q não era MT bom de explicações. Boa sorte e força no seu tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Estefania, que Deus esteja conosco e que tenhamos muita força para lutar! Obrigada pelo relato e carinho. Espero que possamos nos ajudar. Qualquer coisa entra em contato, vou adorar. Beijos

      Excluir
  9. Mari, que a tua fé não adormeça perante essas turbulências, pelo contrário, que ela só aumente mais e mais! Que tua alegria continue a nos contagiar sempre
    Imagino que não seja fácil mas acredite que vc tem pessoas queridas ao seu redor e que só te querem bem, MUITO BEM VIU!
    Não desanima não, confie em Deus que tudo dará certo!!! Admiro ainda mais vc ✨
    E conte comigo para oq vc precisar
    Um BEIJÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querido! Esse blog me fez descobrir que o mundo também está cheio de pessoas especiais! Obrigada pelo apoio, estou muito feliz. Beijos

      Excluir
  10. Parabéns pela sua força e luta diária. Deus nunca falha. Vc vai conseguir superar esses dias ruins. Conte comigo.

    ResponderExcluir
  11. Mari, posso imaginar cada momento desse o quanto tem sido difícil e pavoroso, mas Mari quer saber uma coisa? Deus NUNCA nos dá um fardo maior doque o que possamos carregar,se vc ta vivendo isso Ele permitiu, pra que, porque? Eu não sei, mas você saberá, porque junto com essa sua força linda e sua fé ele vai te curar, e quando isso acontecer, vc vai olhar pra trás e ver tudo que conseguiu aprender e crescer nessa fase difícil. Hoje vc ja consegue ver isso, dar maior valor ao amor das pessoas que realmente importam e selecionar quem realmente merece seu amor, tem visto pessoas cruéis, e as pessoas são mesmo, a menos que estejam precisando de nós, mas tem sempre as jóias em nossas vidas, que não precisam de nada e nos amam de verdade! Meu desejo, é que Deus te mostre e te permita viver tudo que Ele separou pra vc e te traga a cura dessa "incógnita", e te faça sempre uma vitoriosa, que o Senhor, antes de qualquer coisa,possa te trazer paz ao coração, força, coragem, fé...e nunca desista de vc, nunca desista de Deus. A vida nos traz essas coisas, as vezes estamos acomodados, na nossa zona de conforto e subindo a escada da vida, quando de repente nos deparamos com "coisinhas" que nos fazem descer alguns degraus da vida, mas entenda, retroceder pode ser a solução, as vezes precisamos mesmo descer alguns degraus para chegar no mais alto da escada e alçar voos muito mais altos.
    Um beijo bem grande.
    E...eu sei que vc vai conseguir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talita, apesar das dificuldades físicas o crescimento pessoal tem valido a pena. Como falei: Deus tem me dado uma força que em outro momento nunca seria capaz de ter; e ao escrever essas palavras e dividir meu fardo, parece que as coisas ficaram ainda melhores. Obrigada pelo carinho. Beijos

      Excluir
  12. Você sempre foi uma guerreira, firme nos seus objetivos e, esse será mais uma fase da vida que Deus pede a sua provação e tenho plena e absoluta certeza que você passará por mais essa. Tudo em nossa vida existe um propósito. Acredite, lute e ore todos os dias, não fraqueje e nem ligue paras as pessoas más, se fortaleça com todas as pessoas que querem o seu bem, o que sei que são muitas essas pessoas e acho que nem precisa descobrir o pq de ser tão querida. Eu só te desejo as melhores coisas desse mundo, mas, te desejo uma em especial que é o amor de Cristo na sua vida, ele te dará força todos os dias para que você continue nessa caminhada. Você vai conseguir, eu sei disso.
    Fica com Deus.
    Estarei orando por você sempre!
    Precisar é só falar!
    bjo
    Jr Pena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Junior, muito feliz com suas palavras a apoio. Deus também tem colocado muitas pessoas especiais na minha vida! OBrigada, beijos

      Excluir
  13. Mari, você escreve muito bem! Não sabia que além de farmacêutica você possuía dons jornalísticos! Muita força por aí e saiba que apenas lendo esse primeiro post já aprendi tanta coisa... Fique certa que está fazendo o bem a muitas muitas pessoas e talvez isso comece a explicar um pouco as coisas que a vida nos faz passar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Pois é, nem eu sabia desse dom, mas estou muito feliz por tê-lo descoberto. Essa últimas horas têm sido fantásticas pelo simples fato de eu ter decidido falar o que eu sentia! Tô muito feliz. Espero que consiga ajudar muita gente. Obrigada, beijos

      Excluir
  14. olá mariana, fizemos pós graduação juntas, pela instituição ICQT
    não eramos muito próximas, mas lembro de vc. e acabei de ver seu blog,
    sua ideia se torna infinitamente humana, passar seu conhecimento e experiencia
    sobre esta doença, assim com acesso a todos. tmb sou farmacêutica me chamo
    Evelin, e ao ver seu blog tive a necessidade de te dizer que vc além de muito corajosa
    tmb é muito forte. que Deus te abençoe cada dia mais, e nunca perca a fé
    pq é através dela que tudo se transforma. eu acredito que tudo vai se estabilizar
    e em breve vc estará muito bem! um forte abraço mariana.
    meu e-mail e esse se precisar. evelin_verdes@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evelin, lembro sim de você da pós, mesmo sem sermos próximas. Obrigada pelo carinho e em breve espero que tudo se resolva. Beijos

      Excluir
  15. Oi Mariana.
    Seu relato me deixou comovido, é uma doença realmente muito cruel e difícil de enfrentar.
    Apesar de nunca termos nos conhecido plenamente, desejo sinceramente que fique bem, que tenha forças para superar a doença e ser feliz.
    Peço desculpas por ter sido rude em outro momento e desejo que receba bem minha mensagem.
    Não sou religioso, mas tenho fé na sua melhora. Um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fred, obrigada pelos votos. Tudo de bom pra vc tbm. Um abraço.

      Excluir
  16. Nossa, Mariana! Nunca poderia imaginar que vc estivesse passando por um momento tão difícil, quem te ver assim sempre sorridente e forte, jamais imaginaria que tu tens passados Dias de muitas lutas. Continue firme! E não se deixe levar pela doença. Vc é mais forte do que ela, viu? Confia em Deus. Ele sabe de todas as coisas e tem um propósito muito lindo na tua vida.
    Um beijo grande e fica com Deus. Vc já é uma guerreira! ������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, estou tentando não me deixar abater. Obrigada pelo carinho. Muitos beijos

      Excluir
  17. Oi Mari, quantos anos não nos vemos!
    Torço por você, para que seus dias cinzas ganhem mais cor, nem que sejam apenas algumas pinceladas. E os dias coloridos tenham tons mais vibrantes ainda!
    Boa sorte na sua caminhada, certamente não é fácil e eu nem imagino o que você tem passado. Mas se apoie no que tem de bom, nas pessoas boas que te estendem a mão. Gente ruim e estrada torta não param de nascer. E essas não merecem ter força suficiente para machucar você.
    Deus está contigo e essa provação certamente lhe fará sentido algum dia. Confie, Deus não lhe faltará. Lembre-se sempre que seu sorriso (que continua lindo, tenho certeza) vai continuar iluminando a caminhada de muita gente, então não deixe de exibi-lo. Você com certeza fica mais bonita sorrindo!
    Sei que muitos quilômetros impedem que eu te dê o abraço que eu gostaria agora, mas sinta-se abraçada de longe. Espero que sinta também todas as vibrações positivas que te mando daqui de tão longe.
    Fica com Deus, que Ele te guarde e proteja sempre, permitindo que você realize cada um dos seus sonhos!
    Beijão,
    Larissa Prata Ciabotti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, quanto tempo. Obrigada por todas palavras de carinho e boas vibrações. Sinta-se abraçada, apesar da distância. Sei que vai dar tudo certo. Mil beijos

      Excluir
  18. Oi Mariana!! Deus está no comando e com certeza te dará muitas vitórias.O principal você ja tem, FÉ e vontade de viver. Deus nunca desampara os seus. Parabéns pela iniciativa do blog. Estou orando e na torcida por você, linda. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo carinho. Depois você pode se identificar, hehe. Beijos

      Excluir
  19. Oi Mariana, tudo bem, meu nome é Patrícia e sou amiga da Adriana Ruiz, trabalhamos juntas.
    A Adriana já havia me falado sobre você, mas ela não soube ao certo me dizer que tipo de Síndrome você desenvolveu.
    Mari, seus sintomas são muito parecidos com uma Síndrome chamada Guillain–Barré.
    Não sei se já ouviu falar.
    http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/nejm199204233261706
    Esse artigo é muito bom pra você ficar por dentro.
    O que há de mais atual e conclusivo sobre as síndromes estão descritos em artigos científicos internacionais.
    Pesquisas sobre a síndrome de Guillain–Barré atribuem o desenvolvimento por uma possível infecção por Zyca virus. É sabido que enfrentamos uma epidemia de Zyca não faz muito tempo.
    http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0035378717303363
    Falo como pesquisadora, embora não seja da área da saúde.
    Tenho dois relatos a respeito:
    Minha avó, hoje já falecida foi diagnosticada com a síndrome. Ela apresentou entre outros sintomas dormência nos membros superiores. Não levamos a sério por achar que se tratava de má circulação. Ela teve uma crise com muita dor no braço, na junção tronco e braço, e foi internada no hospital, teve complicações com medicação e diagnóstico errôneo, foi diagnosticada com meningite. Já na CTI uma médica diagnosticou como sendo a SGB. Minha avó ficou hospitalizada por um ano, e no caso dela não pudemos mais fazer nada, apenas sobrevida. Infelizmente. Ela perdeu todos os movimentos, restando apenas pescoço e cabeça, por conta de complicações respiratórias ela teve de fazer uma traqueostomia e ficou sem falar também e se entregou a doença. Um relato sem final feliz.
    E tenho uma amiga hoje com quase 40 anos, esposo e filhas, a Cris.
    Relato de Cristina Brito em sua página no Facebook: "Tive Síndrome de Guillain Barre em 1989, eu tinha 13 anos de idade. Fiquei tetraplégica, tive complicações como: paradas cardíacas, broncopneumonia, enfisema subcutâneo, entre outros. Fiquei 3 meses na UTI respirando pelo respirador artificial e 11 meses internada ao todo. A doença foi regredindo lentamente, sai do hospital ainda em uma cadeira de rodas, e com muita paciência e muita fisioterapia fui melhorando aos poucos. Utilizando órteses bilaterais, muletas. E depois as órteses e a bengala e assim estou até hoje. Digo hoje que estou viva por um milagre. Deus na sua infinita misericórdia poupou a minha vida. Louvado seja Deus."
    A Cristina é um exemplo de superação, ela formou-se em Letras e trabalha na Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=416078158449062&set=t.100001406456944&type=3&theater
    A Cris faz todo seu tratamento no Hospital Sarah, uma rede especializada em neurorreabilitação.
    Caso queira conversar sobre o assunto com ela, posso passar o contato dela pela Adriana.
    Mari, não perca a fé e não desista. Procure maiores informações. Sei que ser laboratório não deve ser fácil mas, é mais uma Síndrome que pode vir a ser investigada. A Adriana me disse que você está sendo acompanhada por bons médicos e vai pro Sírio Libanês fazer consulta lá, mas valeria dar uma checada a respeito da SGB e tentar um acompanhamento no Sarah.
    Parabéns pela iniciativa, no mundo existem muitas pessoas especiais e seu diário on line vai proporcionar uma teia de informações que possam te ajudar e servir de ajuda a outras tantas pessoas.
    Boa sorte na jornada.
    Um abraço.
    Patrícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia, também sou da área de saúde e não me encaixo no quadro da Síndrome de Guillain Barré, embora com sintomas parecidos, os exames não caminham pra esse lado. Já existem hipóteses diagnósticas que só não se fecharam por conta da evolução das lesões. Mesmo assim agradeço imensamente às suas informações.
      Obrigada pela força, beijos

      Excluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Oi Mariana, querida so hoje que conseguir lê seu relato, lembro quando trabalhavamos juntas e vc procurou os médicos em São Paulo e seu diagnóstico foi epilepsia, realmente não sabia que vc teve outras crises, em fim, quero lhe parabenizar pela sua perseverança,vc mostrou ser muito forte e lutadora, posso imaginar que não está sendo fácil pra vc e seus familiares está luta diária, mas Deus sabe de todas as coisas e estaremos aqui torcendo pela sua recuperação e cura, q
    Deus te abençoe, saiba que se vc precisar de mim em qualquer momento, pode contar comigo.��

    Estarei orando e pedido oração por você

    Ficar com Deus ������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Klysti, pois é, longo caminho até aqui. Tenho fé que uma hora tudo se resolve.
      Obrigada pelo carinho. Beijos

      Excluir
  22. Oi Mari...nao sabia que estava passando por isso e realmente não sabia que existia isso tambem.. mais to aqui para te Parabenizar por vc esta sendo forte e lutando pela sua vida... peça sempre a Deus a força diária e tenha a certeza que ele dará... tudo de melhor pra você...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, tenho muita fé que tudo se resolverá. Beijos

      Excluir
  23. Boa noite, não posso deixar de indicar para que vc pesquise sobre protocolo Coimbra (altas doses de vitamina D para o tratamento de doenças autoimunes). Tb.fui diagnósticada com uma doença autoimune. Procure também no Facebook um grupo sobre o Protocolo Coimbra, vc irá se surpreender. Que Deus a abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já dei uma lida sobre sim, confesso que sou cética quanto ao assunto, mas quem sabe, ehhee. Obrigada pelo carinho. Beijos

      Excluir
  24. Não é fácil Mari, além das ressonâncias, você já fez a punção lombar? Tive diagnóstico esse ano e faço tratamento com fingolimode 0,5.

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde Mariana! Li sua historia e seu perfil esta parecido com o de um colega meu que esta fazendo um tratamento alternativo para doenças autoimunes. Ele esta ótimo e com vida normal. Dê uma pesquisada em Protocolo Coimbra para doenças autoimunes, tem reportagem até no globo reporter https://www.youtube.com/watch?v=CuGePr_d1Eo
    Foi um neurologista de São Paulo que o inventou este protocolo que esta sendo usado no mundo todo.
    Boa sorte!
    Precisando de mais só falar
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  26. Ola, Mariana saiba . SEMPRE EXISTIRA ALGO FANTASTICO ESPERANDO PRA SER ENCONTRADO. Verifique isso por favor e com a sua inteligencia conclua. www.vitaminadmedicinaesaude.com.br
    https://www.youtube.com/watch?v=CuGePr_d1Eo&t=1s

    ResponderExcluir
  27. Que legal Mari, por divulgar ibda mais sobre essa doença. É tão pouca as informações, não só entre os pacientes mas também na em todas as áreas da saúde, mas combo passar do tempo vem mudano esse campo. Sou portadora da síndrome e MM O desde os meus 10 anos onde aprareceram os primeiros sintomas, tive dois surtos sendo o último mais grave.
    De todos esses anos tive meu diagnóstico fechado a dois anos quando eu tinha 16 anos depois de vários exames e diagnóstico. Hj faço tratamento com azatioprina e vitamina D. Querobye dizer e reforcar o qie você faz, seja feliz e nunca desista de nada, viva para você e para quem ama. É difícil porém não é impossível. Isso vale para todos, fico muito feliz por você...

    Beijosss

    ResponderExcluir
  28. Show. Infelizmente tenho este problema. Seu blog está legal. Espero q esteja bem

    ResponderExcluir
  29. Existe cura para doença autoimune. Procure saber sobre o protocolo coimbra. Na internet tem bastante informação.

    ResponderExcluir
  30. Estou passando pela mesma situação tenho neurite óptica e estou em investigação (descartada esclerose múltipla e em investigação para doença de Devic) estou com 0% de visão de um dos olhos e sou sempre questionada por não ser visível ou estar exposta a lesão.
    Procuro sempre a opinião de outros médicos então, passo por vários neurologista e oftalmologistas.

    ResponderExcluir

E aí Mari, como é morar em Portugal? FINAL HAHAH

Tenho percebido que as pessoas tem visto Portugal como 'o Eldorado', como o lugar mais maravilhoso e perfeito. Meus posts têm bem e...