quinta-feira, 21 de junho de 2018

E ai Mari, como é morar em Portugal?

Quando eu for menos tímida, eu vou fazer um vídeo sobre isso.
Por enquanto eu vou escrever. Eu recebo muito essa pergunta. Quase que diariamente alguém me pergunta, querendo criar coragem pra mudar, e eu acho que acabo desanimando as pessoas (hahaha).
Até hoje eu achava que estava sendo ingrata com essa oportunidade, mas hoje eu vi um vídeo de outros brasileiros que moram aqui também, e concluí que eu estou sendo apenas realista.
Algumas pessoas quando mudam ficam muito deslumbradas. Não aconteceu comigo.
A verdade é que mudar do país, emocionalmente falando, não é nada fácil.
Eu fiquei meses fazendo contas, e achando que isso seria o paraíso. Esqueci de fazer as contas emocionais.
Portugal é lindo. Eu amo essa sensação de viver em filme; de pegar o ônibus e ver uma paisagem linda, todos os dias. Amo a idéia de morar num país menor que meu estado, e ter coisas incríveis pra conhecer.
Adoro saber que vou ralar uns anos na faculdade, mas vou ter um diploma europeu e vou ter meu título de mestre, que tanto sempre quis.
Mas houveram muitas coisas sobre as quais não pensei, e sobre elas eu vou falar agora.
1) O frio: eu mudei em pleno inverno. E sempre ouço as pessoas dizendo: Nossa, eu amo o frio. A não ser que você seja do sul, eu não aceito sua justificativa (kkkkk). Os dias começam quase 9 da manhã, escurecem as 16. Você mal anda, a roupa mal seca, tem que acordar cedo, tomar banho, sair da cama. É uma tortura que dura meses a fio. E gente, esse Porto chove toda a água do mundo no inverno. Não é chique, nem bonito, nem confortável. Nem os europeus gostam. As pessoas andam tristes. O mais engraçado é notar a mudança de humor quando o calor começa a aparecer.
2) Facilidades: eu achei que o Brasil era burocrático, até que mudei pra Portugal. GENTE. GENTE. Pra quê? Eles complicam tudo que podia ser fácil. Desde o aplicativo do banco ao processo de qualquer coisa na faculdade. Outro problema nas facilidades. Portugal não é feito o Brasil, que você encontra loja de tudo a toda esquina. Por incrível que pareça, não tem muitas opções de produtos, cosméticos. A gente acha? Acha! Mas fica ali naquela loja maior que fica a mil km de distância da sua casa. Uma farinha de arroz que tem em qualquer mercado do Brasil, aqui as vezes você só encontra na loja online do mercado 'x'. Ai, como eu sinto saudade daquelas farmácias cheeeeeias de tudo (lágrimas...);
3) Preconceito: eu sempre via vídeos, e as pessoas diziam desse preconceito, e eu achava que ia tirar de letra; pura ilusão. Falando de Portugal, algumas pessoas acham o Brasil o lugar mais incrível e amam os brasileiros, e outras viram os olhos só de ouvir você 'falar brasileiro' (sim, pq aqui não falamos português, falamos brasileiro).
O preconceito existe. Me deparei inúmeras vezes com pessoas falando mal dos brasileiros. Somos taxados de burros, enrolões, ladrões; e a mulheres? todas putas. Eles não são mal educados o suficiente pra falar na sua cara, mas somos um assunto recorrente, então é muito comum sentar em algum lugar e ouvir uma mesa de portugueses falando mal dos brasileiros. É mais comum ainda ver o tratamente mudar quando descobrem que você é do Brasil. Em certa parte somos culpados. Tem muita gente malandra por aqui; mas tem muita gente trabalhadora e esforçada e inteligente e eu odeio a falta de chance de mostrar quem sou, pois já fui julgada pela minha nacionalidade. É difícil as vezes ter um lugar ao sol.
Eu tenho muitas coisas boas pra falar, mas eu gostaria de antes ter pensado nisso.
Estar num país diferente, com pessoas, que apesar de falarem sua língua, pensam diferente.
Eu mudei, tive todos os choques ao mesmo tempo: estar longe, sozinha, no inverno, começando uma faculdade muito puxada, com um sistema de ensino pesado, sofrendo preconceito (quero deixar claro que existem pessoas incríveis aqui, mas o preconceito que existe, é recorrente e incomoda). Parece que a doença ainda deixa as coisas piores, o cansaço triplica, a tontura também... há de haver algum equilíbro. Eu mesma já quis correr por aeroporto e jogar toda essa m@43da pro alto. Mas tem que respirar fundo e pensar mais um pouco na frente.
Portugal tem sido 'abrasileirado' cada dia mais, mas eu ainda acho que existe um pequeno vão entre o que somos, e o que os portugueses são. Algumas coisas admiro e amo, outras nem tanto.
No próximo post eu conto sobre o outro lado da história. Se tiverem dúvidas específicas me mandem. Eu tento responder num outro post.
E minha amiga tem estado bem, não tem me atrapalhado muito. Só me deixa cansada todos os dias como correr 20 maratonas, mas eu ainda consigo perdoá-la por isso (isso também é assunto pra outro post).
Prometo que quando meus exames acabarem eu voltarei a ser uma blogueira decente.


Um beijo, Mari.


2 comentários:

  1. Essa cultura BURRA é que me preocupa.

    ResponderExcluir
  2. Nossa... Me identifiquei tanto, exatamente o que sinto desde que cheguei em Portugal! Não é fácil, como muitos pensam, mas saber que não estamos sozinhos, nessa jornada, ameniza. Amei seu blog!

    ResponderExcluir

E aí Mari, como é morar em Portugal? FINAL HAHAH

Tenho percebido que as pessoas tem visto Portugal como 'o Eldorado', como o lugar mais maravilhoso e perfeito. Meus posts têm bem e...