domingo, 24 de junho de 2018

E aí Mari, como é morar em Portugal? (parte 2)

Talvez esse post tenha umas 50 partes.
Hoje eu não vou falar de Portugal, especificamente.
Eu sempre me considerei uma alma livre, totalmente desapegada. Quem me conhece sabe disso.
Morei muito tempo fora de casa, dos 17 aos 25. Nunca tive problemas. É claro que os problemas de saudade sempre estavam lá, e ao final de tudo eu sabia que podia pegar um avião e correr pra casa.
E os brasileiros podem ter todos os defeitos do mundo, mas eles fazem sempre você se sentir em casa.
Acho que passamos muito tempo procurando pelo problemas, sem procurar as coisas boas. E temos ainda um defeito que é aquele velho dar valor apenas quando perdemos.
Mudar de país me fez reafirmar convicções que eu tinha, e mudar de idéia quanto a outras coisas que SEMPRE acreditei.
Eu sempre tive um problema com meu estado, nunca fui bairrista. Sempre achei as coisas atrasadas, complicadas, e continuo achando. Mas estando aqui agora, eu sinto saudade todos os dias do aconchego de lá. Das coisas que comia, das pessoas que conhecia, das rotas, das rotinas; de entender o funcionamento, de saber pra onde ir, como ir, o que esperar. Eu só descobri o tanto que amava isso (quando achava odiar) quando vim pra cá.
Eu sempre falo com muito drama sobre essa minha experiência, e tenho certeza que todo mundo que ouve de fora acha que pode ser um exagero.
Estar em outro país demanda muita maturidade, pelo menos pra nós, brasileiros, que fomos criados pra ser rodeados de pessoas, e gestos, e tudo. Deixo claro que certamente existem pessoas com outras experiências, mas essa é a minha.
Essa experiência tem sido uma crueldade com meu coração frio. Eu gostaria de ser das pessoas que sentem saudades, ligam, choram.
Eu sinto saudades e me escondo, pq o contato me faz desmoronar todo o castelo de segurança que eu tento construir.
Mudar de país é se sentir sozinho mesmo com tantas pessoas ao redor. É não saber o que esperar das pessoas, é perder seu escudo natural quando as coisas não saem como você espera; e desmoronar. É quase como uma TPM eterna, aquela em que quando te chamam de feia você chora, chora e chora.
Muito sinceramente meu saldo tem sido negativo. Estruturalmente é tudo muito lindo e seguro e maravilhoso. Emocionalmente? Mais vale as pessoas da sua cidade pequena, falando mal da sua vida, mas pelo menos se esforçando pra que você nunca esteja sozinha no meio da multidão.

Beijos, Mari.

Um comentário:

E aí Mari, como é morar em Portugal? FINAL HAHAH

Tenho percebido que as pessoas tem visto Portugal como 'o Eldorado', como o lugar mais maravilhoso e perfeito. Meus posts têm bem e...